O pavão misterioso



Acho que essa é uma das capas mais bonitas que tenho na minha estante, mas não é um livro normal, para os leitores tradicionais de cordel e os amantes das HQs este é um livro especial. Se trata de uma releitura do clássico de José Camelo de Melo Resende, O Romance do Pavão Misterioso, em quadrinhos com direito a belas ilustrações e balões onde podemos acompanhar essa fantástica história, rimando! Os desenhos com carinha vintage são de Sérgio Lima. Seu nome está associado a clássicas HQs de terror, como Drácula, A múmia e Naiara, a Filha de Drácula.




Esta obra é uma bela oportunidade de guardar para sempre um tesouro tão valioso quanto o retrato da condessinha Creusa, motivo da busca do jovem Evangelista, protagonistas da história. O Pavão misterioso é atemporal com ares de As Mil e Uma Noites e ficção científica. Também me lembra muito o realismo fantástico de Gabriel García Márquez. 


José Camelo, o cordelista, foi cantador, mas não possuía talento para o improviso. Decorava os romances que criava, mesmo antes de levá-los ao papel. O Romance do Pavão Misterioso foi escrito no início dos anos 20. José Camelo é também dono de vários outros clássicos do cordel como O Bom Pai e o Mau Filho, Coco Verde e Melancia, Pedrinho e Julinha, Entre o Amor e a Espada, entre outros.
Para quem não conhece a literatura de cordel, vale muito a pena conhecer. Costuma ser escrito na forma rimada, inicialmente relatos orais que são depois impressos em folhetos, é chamado de cordel, pois tradicionalmente é vendido pendurado em cordas/barbantes, os poemas podem ser acompanhados de ilustrações chamadas de xilogravuras.

O livro tem laminação fosca e verniz localizado, dá pra perceber bem na primeira foto. Esta edição pertence a Editora Tupynanquim e Editora Luzeiro, não sei quanto custou, pois ganhei de presente. Mas você pode encontrar no site da Editora Luzeiro (link aqui). 

Até logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário